Dux Accounting

(11) 97145-7982

comercial@duxaccounting.com

Planejamento Orçamentário 2023: o que é e por que deve ser feito

O ano de 2023 chegou e com ele, uma série de mudanças nas esferas governamental e econômica. Para uma empresa começar o seu ano da forma correta, é de crucial a elaboração de um planejamento financeiro para ela. 

Essa é uma ferramenta estratégica fundamental para o sucesso do negócio, visto que ela projeta todo o fluxo de capital que pode entrar na empresa. Para um planejamento financeiro bem feito, é preciso utilizar-se de diversos instrumentos importantes que trarão ao gestor mais conhecimento a respeito do seu negócio. 

Dentre esses instrumentos, o planejamento orçamentário é um dos mais importantes, ao oferecer ao gestor um pouco de previsibilidade em sua receita. 

Para te ajudar a entender mais sobre o planejamento orçamentário 2023, o que é e por que ele deve ser feito, preparamos esse artigo para você.

Tenha uma boa leitura!

Planejamento orçamentário 2023: o que é e qual sua importância?

O planejamento orçamentário nada mais é do que a elaboração de uma projeção financeira da empresa ao longo de um determinado período, que geralmente é de um ano. 

Para isso, é utilizado uma série de análises de mercado, e do histórico da própria empresa em períodos anteriores. Esses dados são fundamentais para uma análise precisa do que a empresa pode esperar em relação à arrecadação de capital. 

Ou seja, essa estratégia considera tanto o que a empresa espera ter de entrada em seu caixa, quanto os seus gastos. Sendo assim, é possível que a empresa faça um direcionamento preciso de seus serviços. 

Com um planejamento financeiro assertivo, a sua empresa terá um resto de 2023 em que o processo de tomadas de decisões relacionadas a finanças será mais preciso. 

Além disso, esse planejamento faz com que a empresa aproveite seus recursos inteligentemente, pois os gestores entendem melhor a situação financeira da empresa. 

Continue a leitura: BPO financeiro em São Paulo: conheça os benefícios.

Por que fazer um planejamento orçamentário?

Investir em um planejamento orçamentário 2023 faz com que você tenha diversos benefícios atrelados ao seu negócio, como:

  • Maior controle de seus custos;
  • Organização em suas finanças;
  • Mais transparência;
  • Manter a empresa no azul;
  • Otimizar a utilização de recursos;
  • Indicadores financeiros elaborados de forma estratégica;
  • Transparência para o seu negócio;
  • Melhora na gestão. 

Tudo isso, fará com que o seu negócio melhore seus resultados e consiga alcançar uma boa sustentabilidade. 

Como fazer o planejamento orçamentário 2023?

Mesmo que o ano de 2023 já tenha começado, ainda há tempo para você investir em um planejamento orçamentário.

Para isso, é preciso que empresários e gestores conheçam alguns pontos para que ele possa ser utilizado com qualidade. 

Veja a seguir:

Entenda e conheça sua empresa

Para um planejamento orçamentário ser feito assertivamente, é preciso analisar uma série de aspectos de sua empresa. 

Portanto, para iniciar o planejamento é preciso pensar em algumas questões, como:

  • O porte do negócio;
  • Seu faturamento mensal e anual;
  • A quantidade de funcionários;
  • Orçamentos passados;
  • A maturidade da empresa, dentre outros.

Esse é um processo importante, visto que quanto mais informações se tiver sobre a própria empresa, mais preciso o planejamento orçamentário será.

Defina seus objetivos e tempo de planejamento

Para que o planejamento orçamentário 2023 da sua empresa dê certo, é preciso que você tenha metas bem estabelecidas. 

Esse passo consiste na instituição de prazos e datas para algumas arrecadações e também gastos. 

Além disso, é preciso que você defina o seu tempo de planejamento. Normalmente ele deve seguir o calendário financeiro civil, que vai de janeiro a dezembro. Entretanto, também é interessante contar com datas alternativas em caso de imprevistos. 

Preveja suas entradas e saídas

Outro ponto importante para a elaboração de um bom planejamento é projetar as suas vendas e também os seus gastos. 

Ter uma média de vendas, ou de contratos fechados em um determinado período, é fundamental para que você tenha uma estimativa de capital que irá entrar em seu negócio em um determinado período.

Além disso, também é importante estar atento aos seus custos, sejam eles fixos ou variáveis, para que você saiba como ser pego de surpresa por gastos não planejados.

Análise e monitore resultados

Por fim, após a implantação do planejamento orçamentário em sua empresa em 2023, será preciso que você monitore os seus resultados. 

Esse acompanhamento é fundamenta: ele permite que mudanças sejam feitas de forma rápida, sem que isso traga grandes dores de cabeça. 

Dica extra: conte com o suporte de uma contabilidade!

Agora que você já sabe como fazer um planejamento orçamentário 2023, saiba que para sua estruturação, o suporte de uma contabilidade, esse é um serviço que irá auxiliar não apenas com o seu planejamento, mas também com toda a sua gestão financeira.

Por isso, conheça a Dux Accounting!

Somos uma empresa de contabilidade composta por mais de 35 profissionais direta e indiretamente, que atuam seguindo nossa cultura de excelência, focando na melhor solução para os nossos clientes. 

Entre em contato e conheça mais de nossos serviços!

Confira nosso blog caso deseje ler mais textos como esse, e nos siga nas redes sociais para saber mais sobre nossa empresa. 

Leia Mais: Qual a importância do capital de giro para a sustentação do negócio? 

https://duxaccounting.com.br/contato/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *