Dux Accounting

(11) 97145-7982

comercial@duxaccounting.com

Empreendedorismo digital: saiba o que é e como começar

empreendedorismo-digital

O sonho de diversos brasileiros é trabalhar por conta própria, abrindo o seu próprio negócio. Um dado que demonstra isso, é de que, apenas no ano de 2022 foram abertas mais de 3 milhões de empresas no país. 

A internet, e a facilidade de se empreender por meio dela, com certeza tiveram um papel determinante nesse processo. Isso porque, cada vez mais se tem investido no empreendedorismo digital. 

Segundo um estudo da SmartHint, nos cinco primeiros meses de 2022, houve um aumento de, 785% de aumento das vendas no setor, evidenciando o crescimento dos investimentos no setor. 

No entanto, para ser possibilitar o êxito no mercado, é necessário saber por onde começar. Pensando nisso, nossos profissionais, prepararam esse artigo para você.

Tenha uma boa leitura!

Empreendedorismo digital: o que é? 

O empreendedorismo digital nada mais é do que o investimento em uma empresa que possui em sua totalidade ou grande parte de suas operações no ambiente digital. 

De maneira geral, os modelos dessas empresas não necessitam de atendimento presencial, e por essa razão, oferecem um valor relativamente baixo de investimento inicial. 

Assim, é possível investir em diversos tipos de negócios dentro do ambiente digital, que possuem diversos benefícios, como:

  • E-commerces;
  • Blogs;
  • Infoprodutos;
  • Aplicativos;
  • Cursos;
  • Consultorias;
  • Marketing Digital;
  • Marketing de afiliados;
  • Franquias digitais.


Leia mais: Fatores a considerar antes de comprar uma empresa.

Quais os benefícios de se investir no empreendedorismo digital?

Existem uma série de profissionais que ainda têm o receio de investir nesse mercado, e finalmente abrir o próprio negócio.

Por essa razão, separamos os principais benefícios de se investir no empreendedorismo digital.

Possibilidade de alcançar novos públicos

Segundo uma pesquisa da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), cerca de 79,9% da população brasileira tem acesso à internet. 

Ao oferecer um serviço que pode ser acessado de qualquer lugar, as possibilidades de vender para públicos diferentes são potencializadas, pois não existirá a barreira física. Dessa maneira, é possível aumentar a sua lucratividade. 

Baixo investimento inicial

Por se tratar de um negócio, feito no ambiente digital, a infraestrutura necessária para iniciar uma empresa no  empreendedorismo digital pode ser mais simples. 

Esse fato faz com que investimentos custosos como aluguel, energia, móveis e alguns equipamentos sejam dispensados. Isso traz uma economia geral, que pode ser usada para a qualificação profissional, por exemplo.  

Além disso, é possível que se trabalhe de qualquer lugar do mundo, sem que haja alguma perda na qualidade do que é vendido. 

 

Escalabilidade

O conceito de escalabilidade está relacionado à capacidade de uma empresa apresentar um modelo de negócio que seja possível de ser aplicado em diversas escalas.

Assim, as adequações necessárias quando existe uma mudança na escala são menores do que se houvesse um espaço físico para ser gerido. 

Como começar no empreendedorismo digital?

Uma dúvida comum em quem deseja investir nesse tipo de negócio, é: como começar no empreendedorismo digital?

Sendo assim, nossos profissionais prepararam algumas dicas para quem tem o interesse de iniciar nessa empreitada virtual.

Faça o benchmarking

Uma boa prática para se iniciar no empreendedorismo digital é o benchmarking, essa estratégia consiste na análise de seus concorrentes, visando identificar as melhores metodologias utilizadas por eles.

Algumas perguntas a serem feitas nesse momentos, são: 

 

  • Como estou me saindo frente a concorrência?
  • Quais são os meus resultados?
  • Como posso melhorar a produtividade do meu negócio?

Escolha um nicho de mercado

Para o sucesso da sua empresa, escolher o nicho de negócio mais relevante é crucial, pois aumentará as possibilidades de lucratividade. 

Mesmo com o grande público da internet, é preciso escolher uma segmentação de mercado, para que você ofereça um serviço de qualidade e consiga se destacar. 

Por essa razão, é preciso realizar um estudo de mercado, para não errar na escolha e ter prejuízos financeiros no futuro. 

 

Tenha um bom planejamento estratégico

O planejamento é importante para todas as empresas. Portanto, investir em estudos e análises para a elaboração de um planejamento estratégico ajuda a sua empresa a ser assertiva no mercado.

Ele é um documento crucial para que você entenda a essência da sua empresa, isso porque você saiba como é a sua empresa, onde deseja chegar, também possibilita que você saiba como chegar onde deseja.

Por essa razão, para o seu sucesso, investir nessa metodologia, pode ser o que separa sua empresa do sucesso.

https://duxaccounting.com.br/contato/

Dica extra: conte com o suporte de uma contabilidade!

Além disso, se você deseja ter uma gestão no empreendedorismo digital segura do ponto de vista financeiro, estratégico e contábil, contar com o auxílio de uma contabilidade é fundamental. 

Os profissionais da área contábil possuem as ferramentas necessárias para que o seu negócio cresça de forma saudável. Por isso, conheça a Dux Accounting Brasil!

A Dux Accounting tem como principal foco trazer as melhores soluções para o seu negócio, para potencializar seus resultados. Tudo isso, se ancorando em nossos valores, como qualidade, compromisso, com as melhores tecnologias que ajudarão a melhorar o seu processo empresarial. 

Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e nossas redes sociais, para mais textos como esse, e nos siga nas redes sociais.

Leia mais: Quais são os impostos pagos no Simples Nacional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *