Dux Accounting

(11) 97145-7982

comercial@duxaccounting.com

Qual a importância do capital de giro para a sustentação do negócio?

Para uma empresa ter uma boa saúde financeira, é preciso que seus empresários se ancorem em uma série de métricas e indicadores, que serão determinantes para conseguirem administrar bem os seus recursos. 

Dentre os principais indicadores, está o capital de giro. Ele é muito importante para o equilíbrio financeiro da empresa. 

Apesar de ser um conceito simples, ele é muito importante para a gestão da empresa, entretanto, muitos gestores negligenciam o seu controle e análise. 

Pensando nisso, nossos especialistas prepararam esse artigo, explicando qual a importância do capital de giro para a sustentação do negócio

Tenha uma boa leitura!

O que é capital de giro?

Antes de tudo, é preciso entender o que é o capital de giro. Ele é um indicador que diz respeito aos recursos disponíveis para o custeio de uma série de operações empresariais, permitindo que a empresa cumpra com todas as suas obrigações.

Literalmente, ele é o valor que empresa tem em sua conta-corrente, e que será destinado para o pagamento de compras mensais, impostos, fornecedores, folha salarial, encargos trabalhistas e uma série de outros aspectos importantes para que o negócio se mantenha funcionando.

Logo, é possível chegar em um valor exato para o capital de giro necessário da empresa. Ter esse valor em conta é crucial para a empresa conseguir liquidar suas dívidas, mesmo em momentos de baixa no mercado. 

Portanto, ao ter um valor apenas para a manutenção do negócio, é possível que o empresário mantenha seus estoques e invista no crescimento do negócio, sem que isso acarrete algum tipo de prejuízo para o planejamento orçamentário da empresa. 

Qual a importância do capital de giro para que o seu negócio se mantenha saudável?

Segundo dados do IBGE, a maioria das empresas no Brasil não dura mais do que 10 anos, sendo que 1 a cada 5 fecham após 1 ano. Portanto, é preciso que empresários e gestores tenham acesso a ferramentas de gestão assertiva para evitar fazer parte dessa estatística.

Para isso, ferramentas de gestão que oferecem o controle e conhecimento financeiro a respeito da própria empresa, são determinantes para o sucesso. 

Uma pergunta que evidencia a importância do capital de giro é: em caso de diminuição de vendas, o seu caixa permite que sua empresa sobreviva por quanto tempo?.

Se o prazo for muito curto, é importante trabalhar em estratégias que irão aumentar o seu caixa e o seu capital de giro, e por consequência, a sua saúde financeira na totalidade. 

Entretanto, vale ressaltar que um bom patrimônio empresarial não garante a estabilidade da empresa, portanto, uma boa administração empresarial também considera as suas aplicações financeiras.

Como melhorar o capital de giro da empresa?

Nesse ponto do artigo, você pode estar se perguntando: como melhorar o capital de giro do meu negócio?

Por isso, continue a leitura e confira algumas dicas que separamos para você.

Monitore a receita

Uma estratégia muito importante para que você possa melhorar o seu capital, é justamente monitorar a sua arrecadação. 

Ao saber suas principais fontes de receita, é possível traçar estratégias que irão manter um bom capital de giro para sua empresa. 

Diminua seus custos

Além disso, outra forma de melhorar o capital de giro do seu negócio é trabalhando no controle de despesas de sua organização. 

Assim, é preciso investir em estratégias e ações que irão diminuir os gastos da sua empresa, permitindo que sobre mais capital em caixa. 

Controle o fluxo de caixa

Como você pôde observar, esse indicador necessita de um importante conhecimento a respeito de seus finanças. 

Por essa razão, é sempre interessante utilizar o controle de fluxo de caixa em sua empresa para manter os registros de entradas e saídas. 

O controle do fluxo caixa é uma ferramenta que visa um registro detido de entrada e saída de capital, estabelecendo métricas para ter um bom controle das finanças do negócio.

Tenha um planejamento financeiro

Além disso, outra forma de aumentar o seu capital de giro, é a partir do planejamento financeiro. 

O planejamento financeiro é o que possibilita que o empresário tenha uma visão panorâmica de onde a empresa quer chegar, possibilitando tomadas de decisões, que irão melhorar as suas finanças.

É importante ressaltar que por se tratar de um serviço que exige um conhecimento técnico, é importante o suporte de uma empresa especializada para te auxiliar com todas as demandas necessárias para uma boa gestão. 

Aumente o seu capital de giro com o suporte da Dux Accounting!

Deseja o suporte necessário para melhorar o seu capital de giro? Conheça a Dux Accounting

Somos uma empresa contábil que oferece uma série de serviços importantes para o negócio, e que possui uma grande experiência no mercado. Nossa empresa, oferece excelente soluções para os nossos clientes e por isso, também expandimos para os Estados Unidos. 

Entre em contato e fale com nossos profissionais! 

Confira nosso blog caso tenha se interessado no assunto, e nos siga nas redes sociais para mais artigos como esse. 

Leia mais: Conheça os principais índices e indicadores contábeis e financeiros.

https://duxaccounting.com.br/contato/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *