Dux Accounting

(11) 97145-7982

comercial@duxaccounting.com

Como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a sua empresa na tomada de decisões?

A gestão de uma empresa faz com que o empresário tenha que tomar decisões difíceis com frequência. Decisões essas que podem afetar diretamente o futuro do negócio. 

Essas diretivas valem para momentos diversos de um negócio, seja na hora de se investir em um novo profissional, como também no momento de estruturar o crescimento do negócio.

Independente da decisão, não se basear nos melhores critérios para tal, pode colocar toda a operação em risco. Portanto, é preciso que se tenha métodos para ser assertivo nesse momento. 

No que diz respeito às decisões financeiras de uma empresa, os indicadores financeiros são muito importantes para que você consiga tomar boas decisões que irão potencializar os seus resultados. 

Pensando nisso, nosso time de especialistas preparou este artigo para você entender como o estabelecimento e análises desses indicadores ajudam no momento de tomada de decisão

Tenha uma boa leitura!

O que são indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros de uma empresa dizem respeito a parâmetros que visam a análise do desempenho das finanças da empresa. 

Eles também são chamados de KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de desempenho) e por meio de seu estudo, o empresário tem mais conhecimento sobre o que precisa fazer para alcançar o que deseja. Vale ressaltar que tudo isso é feito a partir de dados coletados e analisados precisamente. 

A apuração desses dados serão muito importantes em momentos de tomada de decisão, visto que o empresário fará escolhas gerenciais inteiramente baseadas em dados, e não em achismos como é relativamente comum no ramo. 

Além disso, a partir desses dados, você saberá se tomou as decisões corretas de maneira rápida, visto que a análise de indicadores financeiros fará com que o empresário saiba se os seus resultados foram positivos ou negativos, além de saber se conseguirá cobrir os seus custos. 

Portanto, é preciso que o empresário conheça quais são os principais KPIs de uma empresa, para conseguir implementá-los e fazer a análise de indicadores financeiros corretamente.

Qual a importância da análise de indicadores financeiros?

Como você pôde observar ao longo do texto, os indicadores financeiros fazem com que o gestor tenha uma visão ampla de onde a empresa se encontra no momento, a partir de seus resultados. 

Portanto, é preciso apurar uma série de índices que irão quantificar o sucesso da empresa em diversas áreas, ou até mesmo trabalhar na prevenção de gastos que podem ser economizados. 

Para que a análise de indicadores financeiros seja feita corretamente, é importante que o empresário saiba que existem diversos índices que mudam o foco das análises do negócio, sendo:

  • Indicadores de estrutura de capital: buscam analisar o endividamento do negócio, mostrando quais são os maiores pontos de despesas do negócio;
  • Indicadores de atividade: buscam analisar o desempenho da empresa, ou seja, a produção de algum tipo de mercadoria ou solução, dentre outros;
  • Indicadores de liquidez: os indicadores de liquidez servem para a realização da apuração do quanto a empresa consegue gerar de capital a partir de seus ativos. Também são importantes para que se saiba se a empresa consegue pagar suas dívidas sem ficar no vermelho;
  • Indicadores de rentabilidade: indicam o quanto de retorno o seu negócio tem a partir de sua operação. Logo, ela é extremamente importante para evitar que a empresa gaste com projetos que não darão o retorno esperado. 

Sabendo dos principais mecanismos pelos quais os indicadores financeiros conseguem influenciar no momento de tomada de decisão de uma empresa, veja a seguir quais são os mais utilizados pela empresa. 

Continue a leitura: Qual a importância do capital de giro para a sustentação do negócio?

Quais são os principais indicadores financeiros para tomada de decisão?

Agora que você já sabe mais sobre as análises de indicadores financeiros para tomada de decisão. 

Veja a seguir quais são os principais indicadores para um negócio. 

Margem de lucro

Esse é um indicador importante, por afetar até mesmo a precificação. Seu foco é mostrar o valor ideal que o empreendedor tem de lucrar pelas vendas de seus produtos ou serviços. 

O valor desse cálculo irá afetar diretamente o preço final do produto visto que ele é o percentual do preço do produto que irá diretamente para empresa, sua fórmula é: 

  • Margem de lucro=lucro bruto/receita líquida x 100

Retorno sobre Investimento (ROI)

O Retorno sobre Investimento (ROI) também é outro indicador muito importante para um negócio, visto que ele indica o valor de capital gerado a partir de uma determinada aplicação. 

Ele é bastante utilizado para analisar campanhas de publicidade e eventos publicitários. Com ele, o gestor pode investir em projetos que trazem bastante retorno, com baixo investimento.

Para saber o Retorno Sobre Investimento de sua empresa, é preciso realizar o seguinte cálculo:

  • ROI = (Ganho obtido — Valor do Investimento / Valor do investimento)

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio também é um dos indicadores financeiros importantes para o negócio, sendo determinante para a sustentabilidade da empresa. 

Ele indica o valor ideal de receita necessário para quitar todos os custos e despesas, sem necessariamente gerar lucro, fazendo com que a empresa não opere no vermelho e a partir daí tenha mais possibilidades de lucro. 

Seu cálculo deve ser feito utilizando a seguinte fórmula:

Agora que você já sabe mais sobre a análise de indicadores financeiros, é preciso frisar que existem outros indicadores importantes para o negócio, como: 

  • EBITDA;
  • Ticket médio;
  • Índice de cobertura de juros;
  • Liquidez corrente;
  • Ticket médio;
  • Giro de estoque.

Conte com a Dux Accounting para análise de seus indicadores financeiros!

Agora que você já sabe como a análise de indicadores financeiros afeta o momento de tomada de decisão em uma empresa, conte com o suporte especializado da Dux Accounting!

A Dux é uma contabilidade brasileira, que tem como principal foco, a prestação de serviços de qualidade. Com isso, ela cresceu e expandiu também para atender brasileiros em Tampa, na Flórida. Isso só foi proporcionado por conta de nossa cultura, que busca sempre as melhores soluções.

Com isso temos a expertise necessária para te auxiliar com suas principais demandas. 

Entre em contato e saiba mais sobre nossa empresa!

Quer saber mais sobre nossa empresa a partir de mais textos como esse? Não se esqueça de conferir nosso blog e também nossas redes sociais. 

Leia mais: BPO Financeiro em São Paulo: conheça os benefícios.

https://duxaccounting.com.br/contato/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *